• Quinta, 25 de Junho de 2026

Lula assina contratos para retomada de obras da UFN-III, fábrica de fertilizantes da Petrobras em MS


Investir em produção de fertilizantes é investir na soberania alimentar do Brasil. A retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III, em Três Lagoas (MS), fortalece nosso agronegócio e a agricultura familiar, e reduz a dependência brasileira por fertilizantes importados.

PRODUÇÃO – A fábrica deve iniciar a operação comercial em 2029, e vai ter capacidade para produzir cerca de 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano. Volume equivalente a aproximadamente 16% da demanda nacional.

EMPREGOS – As obras devem gerar aproximadamente 8 mil empregos diretos e indiretos, além de impulsionar a economia regional. Hospedagem, alimentação e serviços são alguns dos setores que serão fortalecidos.

LOGÍSTICA – A fábrica tem localização estratégica. O Centro-Oeste responde por cerca de 40% da demanda brasileira de ureia, impulsionada principalmente pelas culturas de milho, cana-de-açúcar, algodão e pastagens. Além disso, a fábrica vai exportar também para os estados do Sul e Sudeste.

O Brasil não pode ficar na mão do mercado mundial de fertilizantes. Não faz sentido termos a autossuficiência em petróleo, contarmos com uma gigante mundial do porte e da qualidade da Petrobras e, ainda assim, passarmos por dificuldades quando eclodem conflitos internacionais. Guerras que não são nossas. Por isso investimos em fábricas como esta, em Três Lagoas. Produzirmos nossos fertilizantes é questão de soberania!

Foto Ricardo Stuckert



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.